Construção da Matriz Curricular do 6º ao 9º ano e Estudo dos cadernos da Base Nacional Comum Curricular

A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 23 de setembro o primeiro encontro geral de professores da rede municipal com os objetivos de construir a Matriz Curricular do 6º ao 9º ano e promover o estudo dos cadernos da Base Nacional Comum Curricular do MEC.

As escolas que abrangem os anos finais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, nunca tiveram uma matriz própria com base nas experiências vividas em sala de aula e na carreira. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, a Matriz Curricular será importante nesse processo.

Os professores sempre tiveram apoio de documentos importantes que norteiam os trabalhos, sendo eles, os CBCs e os PCNs, mas há uma necessidade de ter em cada disciplina uma matriz curricular construída de acordo com as necessidades locais e com a participação de todos que atuam nas diversas áreas.

Casando-se com a construção, temos o estudo dos cadernos da Base Nacional Comum Curricular elaborado pelo Governo Federal que abrange todas as áreas de conhecimento da educação do ensino infantil até o ensino médio. Esta Base está próximde entrar em vigor e, juntamente com a matriz, estamos incentivando os profissionais da nossa rede a conhecê-la, entender, estudar, se inteirar e colocar em prática nas escolas da rede.